Você é guiado por suas Emoções?

Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus. Entretanto, vocês não estão sob o domínio da carne, mas do espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo. (Romanos 8:8-9)

Há várias definições para a palavra emoção. De acordo com o dicionário Webster, a raiz da palavra vem do terno emovere do Latim, que significa mover para longe, afastar-se. Acho essa definição muito interessante porque é isso que as emoções carnais, que não foram crucificadas, tentam fazer conosco – mover-nos para que as sigamos e assim nos afastemos da vontade de Deus.

Na verdade, este é o plano de Satanás para nossa vida – fazer com que vivamos segundo os sentimentos da nossa carne para que nunca andemos no Espírito. O dicionário também diz queemoções são “uma reação subjetiva complexa e invariavelmente forte… que envolve mudanças psicológicas como preparação para uma ação”. E isso é verdade. Por causa de sua complexidade, as emoções não são algo fácil de explicar, e isso às vezes faz com que seja bem difícil lidar com elas.

Por exemplo, há vezes quando o Espírito Santo está falando conosco sobre algo, e nossas emoções se envolvem, então ficamos empolgados com a ideia de fazer tal coisa. O apoio emocional nos ajuda a sentir que Deus realmente quer que façamos aquilo. Outras vezes, o Senhor vai nos mover para fazermos certa coisa, e nossas emoções não vão querer ter nada a ver com o que Deus está nos revelando e pedindo para fazer. Elas não apoiarão o que nos foi pedido. E nessas ocasiões é mais difícil obedecer a Deus.

Nós dependemos muito do apoio emocional. Se não entendermos corretamente a natureza efêmera das emoções – ou a falta delas – Satanás pode usá-las para nos manter longe da vontade de Deus. Acredito fortemente que ninguém jamais andará na vontade de Deus e ser uma pessoa vitoriosa se seguir o que suas emoções lhe ditam.

Deixe seu comentário