O valor do tempo a sós com Deus

Leia Mateus 14:22-23 3 Reflita

 

“E despedindo a multidão, subiu ao monte para orar à parte. E, chegada já a tarde, estava ali só” (Mateus 14:23).

Solitude – tempo a sós – possui significados diferentes para pessoas diferentes. Algumas têm muito pouco tempo a sós e valorizam os períodos de silêncio, sem ninguém em volta. Outras que vivem sozinhas podem sentir que a solidão é excessiva. Para elas, “só” significa “solitária”.

Há exemplos em todo o evangelho do valor que Jesus dava à solitude. Ele ficava o dia todo cercado pelos discípulos, a quem ensinava e treinava, e também pelas multidões de pessoas famintas de seu toque. Embora fosse plenamente Deus, Jesus era também plenamente humano. Para reunir forças para ministrar continuamente, ele precisava fazer da oração uma prioridade. Para lidar com situações dolorosas, Jesus passava tempo a sós com o Pai. “ E Jesus, ouvindo isso, retirou-se dali num barco, para um lugar deserto, apartado” (14:31). Embora Jesus ficasse sozinho muitas vezes, nunca se sentia solitário. Ele sempre passava tempo com Deus.

Nós também nunca temos de ficar sozinhas. Quando não houver ninguém conosco, podemos estar com Deus. Em contrapartida, se Jesus dependia de períodos regulares de afastamento para comunicar-se com Deus, em solitude, quanto mais precisamos tomar prioritários esses momentos de tranqüilidade em nossa vida?

Falamos freqüentemente de “achar” tempo para estar a sós com Deus, mas esse tempo valioso muitas vezes acaba perdido em nossas agendas superlotadas. Devemos mudar o foco da tentativa de abrir um espaço para o ato de abrir um espaço. Ouvi falar de uma mãe que todos os dias fazia uma pausa e colocava o avental na cabeça. Quando os filhos a viam assim, sabiam que era o tempo da mamãe a sós com Deus! Não importa como fazemos, o que importa é que façamos.

Se você acha difícil abrir espaço para a solitude, lembre-se de que seu Pai celestial deseja e espera passar tempo com você. “O Senhor teu Deus está no meio de ti, poderoso para te salvar; ele se deleitará em ti com alegria; calar-se-á por seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo” (Sf 3:17). Não deixe Deus esperar.

Quer você esteja rodeada por uma família ruidosa quer viva inteiramente isolada, alegre-se em “produzir” tempo para ficar a sós com Deus. “Só” nunca precisa significar “sozinha” quando você tem o Senhor em sua vida!

Deixe seu comentário