As 3 dimensões da Palavra

Crescendo na Palavra de Deus
Tania M.

1 – O conhecimento

Para conhecer a Palavra de Deus (a Bíblia), é necessário em primeiro lugar lê-la: o velho e o Novo Testamento e depois é necessário guardá-la. É necessário estar apto para decorar um versículo, mas também sua referência. Exemplo: A Bíblia diz  no Novo Testamento no evangelho de João capítulo 3, verso 16 (João 3:16) que Deus amou tanto o mundo que deu seu único filho para que todo o que nele crê  não pereça, mas tenha a vida eterna.

2 – A compreensão

Depois de conhecer a Palavra é necessário, então, entendê-la porque podemos lê-la ou ouvi-la sem necessariamente entender. Se você está na estrada e ouve a sirene de uma ambulância, você a ouve, mas você não sabe se terá que dar preferência para ela passar. Da mesma maneira, você pode ler ou ouvir a palavra sem entendê-la. Para entender a Palavra de Deus, é necessário estudá-la e meditar nela. E quanto mais você desenvolve seu relacionamento pessoal com Deus em oração mais Seu Espírito (o Espírito Santo) revelará a você sua Palavra para permitir que você a entenda. De igual modo, Deus para a igreja os ministérios (apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres) para nos ajudar a entender a sua Palavra (Efésios 4:11).

3 – Colocando em prática

O final é colocar em prática a palavra de Deus. É somente nesta condição que ela terá real efeito em nossas vidas. O conhecimento e a compreensão nos farão bem pois a Bíblia diz que nós conheceremos a verdade e ela nos fará livres (João 8:32). Mas como diz a carta de Tiago (Tiago 1:22) “Sede praticantes da Palavra” “Porque se alguém ouve a Palavra mas não a pratica é como o homem que se olha no espelho, e depois de ver sua imagem, vai e esquece imediatamente como era”. Em outras palavras, se você ouve mas não pratica é como se você não tivesse feito nada!

 

Deixe seu comentário